domingo, 13 de outubro de 2013

Assista à íntegra da entrevista com José Saramago (1997) (+lista de repr...

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS DO PORTO

Este ano 2013
O FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS DO PORTO (FIMP)
que está a decorrer desde 11  até 20 de Outubro, tem um programa absolutamente fantástico, com eventos que nos levam de novo à infância e ao mundo dos sonhos e da fantasia!
Realço os momentos vividos durante o espetáculo a que assisti: "CIRCUS ON THE STRINGS DE E POR VIKTOR ANTONOV,  infelizmente as imagens vídeos abaixo, não conseguem  transmitir tão fielmente,  a atuação de cada uma das personagens que pareciam ter vida própria e não manipulada.
FOI ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICO E INEBRIANTE!

Victor Antonov. "Circus on the strings" puppet show (pt.2)

Victor Antonov. "Circus on the strings" puppet show (pt.1)

sábado, 5 de outubro de 2013

É tão grande o Alentejo

Taberna em Cuba - Baixo Alentejo

Canto Alentejano na Adega Velha açorda de coentros e alhos

HOJE E O FUTURO DE ONTEM

Quando voltei à biblioteca, fazendo uma visita,  entristeceu-se-me a alma...
Não havia novidades,  apenas restos do que eu tinha deixado e uma pequena reorganização do espaço de leitura livre..
O ambiente era triste, porque colegas, alunos e funcionários com quem me cruzei tristes estavam...
As condições de trabalho na escola estão, hoje, ainda piores do que quando há pouco eu ainda lá estava, mas será pelo "a vida vai rolando" que se luta pela qualidade na escola pública? e a luta tem de passar pela "refrega numa arena" e quem são os opositores o governo, o ministro, as leis da troika, a direção ou os alunos? Onde pára o "Diálogo com..."?

Hoje eu, tenho outras lutas outra vida, outros objetivos, mas no passado sempre lutei para conseguir intervir junto dos alunos por forma a que estes tivessem uma aprendizagem de exigência, tranversal e valorizando diferentes aspetos da cultura e da cidadania.
Apesar de triste, tenho alguma esperança que quem intervém na escola o faça também! Fazer apenas "o quadriculado" do horário não chega, é preciso "intervir é preciso dar vida aos orgãos de gestão pedagógica" é preciso lutar por boas condições de trabalho e de aprendizagem.